1.4.14

O Caminho da Pintura


Cultivar o caminho da pintura é sublimar a arte ao cultivo espiritual, nisso consiste a principal influência da pintura chinesa sobre a obra de ESTEVAM RIBEIRO. Fora algumas diferenças técnicas, tanto no material, como no próprio uso das técnicas (cores, perspectivas, incidência de luz e sombras), seu trabalho sofre uma voluntária influência desta cultura há mais de 30 anos, quando iniciou sua prática de Tai Ji Quan.
Outra grande influência na sua arte é a do “olhar do viajante”, especificamente a do aeronauta, profissão que exerceu por mais de 21 anos.
Seu pai era piloto, o olhar de pássaro já frequentava a sua temática antes mesmo de se tornar aeronauta. Este olhar também é influenciado pela cartografia, profissão que sua mãe exercia junto com as artes plásticas.
Para ele, a paisagem única interior muda como tudo, mas no seu próprio tempo, com suas próprias dimensões, com sua luz própria. A Arte como tudo, está em contínua expansão e recolhimento.
Outra grande influência foi o I Ching, que estuda desde 1983.
Um caminho, “Do”, “Tao”, é mais do que um Caminho, é a maneira de caminhar, é aquele que caminha, é a maneira de ver e viver as coisas.
A natureza das coisas se manifesta através da mutação, para ele, a mutação na composição da pintura se manifesta no cheio e no vazio. Cheio e vazio determinam a agilidade e equilíbrio dinâmico da composição, permitindo a sugestão de ritmo assim como a vitalidade pró-criativa.
Nesta mutação reside o Tao.
Quando arte se torna caminho, via,  ela entra em sintonia com o fluxo do Universo.Este “seguir a natureza das coisas” não é de forma alguma um dogma, mas ao se afastar da Natureza constantemente, onde se pode  chegar?
Na sua arte, o principal é transmitir o fluxo do sopro vital de uma maneira harmônica, que possa gerar o estado de ressonância, ideal para o desenvolvimento meditativo, tanto do espectador como do artista. ESTEVAM RIBEIRO estudou pintura chinesa em Hong Kong, pintura, escultura e gravura no Parque Laje e Licenciatura em Educação Artística no Bennett, assim como executou trabalhos de mural com obras no Brasil, na Espanha e na Suiça. Fez várias exposições no Brasil e na Suíça.

                                            Denise Queiroz
Profissional em Medicina Chinesa, Tai Ji Quan e Yoga



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário.